Translate

sábado, 19 de outubro de 2013

Notícia da inauguração do Ateliê de Aprendizagem no site da UFAM

Ateliê de Aprendizagem é inaugurado como espaço para educação inclusiva

A Faculdade de Educação (Faced), por meio do Núcleo de Pesquisa, Educação e Novas Tecnologias - Psicotec inaugurou na última terça-feira (15) , o Ateliê de Aprendizagem. O intuito do Ateliê é proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de desenvolver e aprimorar técnicas educativas inclusivas para alunos de ensino fundamental e médio das escolas de Manaus.
Segundo a coordenadora do Psicotec, o Ateliê de Aprendizagem é uma iniciativa de responsabilidade social que tem como finalidade qualificar professores e alunos no campo das Licenciaturas.  "A ideia que mobilizou a execução e a criação do Ateliê foi da existência de alunos talentosos e com excelentes habilidades para aprendizagem e que precisam de orientação pedagógica no sentido de motivar e possibilitar habilidades criativas nas escolas", comenta a professora.
O Ateliê da Aprendizagem tem a participação de estudantes dos cursos de graduação em Matemática, Ciências Naturais, Biologia, Química. Letras Língua Portuguesa, Letras Língua Inglesa e Pedagogia. A coordenadora disse que o Ateliê desenvolverá atividades e práticas pedagógicas voltadas para a inclusão social de pessoas com deficiência.
O grupo de pesquisa Psicotec teve formação a partir da associação de pesquisadores dos Departamentos de Psicologia e de Pedagogia, para realizar projetos financiados por agências de fomento à pesquisa científica em âmbito local e nacional.A professora informa que o Psicotec tem como objetivo dinamizar a ciência, trabalhando com alunos e professores em prol da sociedade, que envolve às áreas de Psicologia, Educação e Tecnologias da Comunicação e da Informação, bem como trabalho em conjunto com o Grupo de Pesquisa InterFaces, do Departamento de Comunicação Social.
O material escolar utilizado no Ateliê é recebido através de uma parceria com a empresa Leonora. "A Leonora é nossa grande parceira no Ateliê, pois ao desenvolver a responsabilidade social da empresa colabora doando lápis de cor, papéis, eva ou qualquer outro material que nossos alunos precisem. É uma parceria de grande valia para ambas as partes", destaca Claudia Guerra.
A iniciativa do projeto Ateliê de Aprendizagem destaca a necessidade em pensar a educação inclusiva de pessoas com deficiência em idade escolar. Os acadêmicos que desenvolverão atividades no projeto também contarão com o primeiro mapa tátil do Amazonas exclusivamente Amazônico construído com fibras e materiais extraídos da flora e da fauna amazônica. O projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no Edital 05/2012, de Apoio à Pesquisa para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva - Viver Melhor, apresentado no I Encontro Norte-Nordeste de Informática Inclusiva realizado em maio. 
Fonte - site da UFAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário